Pesquisa da SEI aponta diminuição da média salarial na Bahia

A crise no mercado de trabalho reflete não apenas no número de vagas disponíveis, mas também na queda dos salários, segundo aponta uma pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O estudo mostra que a média salarial dos baianos está diminuindo. Conforme a pesquisa, nos últimos três meses, o salário médio das pessoas demitidas no estado era de R$ 1.319 Já o salário médio das pessoas admitidas é de R$ 1.201.

Para garantir uma renda em época de crise, que já deixou mais de 450 mil pessoas desempregadas só em Salvador e região metropolitana, algumas pessoas estão até aceitando mudar de área de atuação.

É o caso de Ângela de Campos, que é formada em secretariado executivo, mas não consegue arranjar emprego na área. “Eu buscava [um trabalho] específico para o curso no qual eu me formei, mas estou atualizando meu currículo e estou em busca de qualquer área em que eu possa estar qualificada para atuar”, disse.

Para o consultor de carreiras Antônio Amorim, aceitar trabalhar numa área diferente pode até ser uma oportunidade de descobrir um novo talento, mas ele destaca a importância da qualificação.

“É natural que ele esteja buscando algo que nesse momento que está dando uma sobrevivência. É importante para que ele possa crescer e voltar, de fato, a utilizar toda sua capacidade, que ele invista e continue se qualificando”, explicou.

Marcelo Oliveira estudou informática e por três anos trabalhou como analista da rede de computadores de uma empresa. Mas perdeu o emprego e teve que deixar a faculdade de Engenharia Civil. Há um ano e meio sem conseguir um novo trabalho, ele relata que continua se qualificando e que pode trabalhar em qualquer área.

“Eu já procurei vaga como segurança, até mesmo vendedor. Para não ficar parado, procuro me qualificar. Estou estudando inglês, aprofundando [o conhecimento] mais na minha área, estou procurando vários recursos para me qualificar”, disse.