Veja quais informações adicionais do seu currículo

O bom e velho currículo ainda é o seu melhor amigo na hora de procurar emprego, não é mesmo? Além desta certeza, outro ponto que sempre é realidade na vida de profissionais que estão em busca de emprego é: O que cada seção deve ter especificamente? O campo de informações adicionais, por exemplo, você sabe o que exatamente deve constar? Calma, embora não exista uma resposta padrão, é possível pensar em boas alternativas.

Em primeiro lugar, ao preencher um currículo é preciso pensar que o recrutador recebe dezenas, ou até mesmo centenas de currículos para cada vaga que precisa preencher, por isso, o seu currículo deve se destacar e a melhor forma de fazer isso é personalizá-lo. Os modelos que você encontra na internet são válidos sim, mas não deve ser uma cópia. Todo e qualquer detalhe que só tenha no SEU currículo conta ao seu favor.

O campo de informações adicionais deve ser utilizado para complementar informações que são importantes para sua carreira, mas que não se encaixam em outro campo do currículo. Esqueça características como profissional motivado, perfeccionista, facilidade em trabalhar em equipe, entre outras. Estas informações devem ser comentadas durante entrevista, caso necessário.

Larissa Meiglin, psicóloga e supervisora de consultoria ao candidato e a carreira da Catho listou os principais exemplos que podem ser descritos nesta área, vamos a eles.

Premiações

Calma, não precisa ser um Nobel, mas existem diversos tipos de premiação que podem enaltecer sua vida profissional. Prêmios ganhos durante sua vida acadêmica ou reconhecimentos em experiências profissionais anteriores podem estar neste campo.

Informações específicas da sua área

Diversas áreas como a de TI, educação, saúde, administração, entre outras, possuem cursos, técnicas e voluntariados específicos e que não são exatamente experiências profissionais e o campo de informações adicionais é o local ideal para listar todas estas atividades.

Trabalhos voluntários

Nem sempre trabalhos voluntários podem ser considerados como experiência profissional, portanto, a área de informações adicionais pode ser a mais adequada para inserir estas informações.

Intercâmbios

Muitos candidatos colocam esta informação na área de idiomas, no entanto, um intercâmbio não contribui com apenas com linguagem para profissional, existem outros ganhos que devem ser considerados.

Vale relembrar que o seu currículo deve ser o mais personalizado possível e o campo de informações adicionais deve ser preenchido com pontos da sua carreira que contam algo interessante e que não faça sentido com nenhuma outra área de seu currículo.