Ministro da Educação estuda aumento de vagas para FIES e ProUni

O Ministério da Educação (MEC) analisa um novo modelo para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que prevê ampliação no número de vagas ofertadas pelo programa, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. O novo modelo, apelidado pelo ministro de “Fies Turbo”, poderá ser lançado em 2017. Além do Fies, ampliação do número de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) está em estudo. Instituições privadas de ensino, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica farão parte da discussão, podendo contar também com a participação de bancos privados..

“Inauguramos um processo de discussão envolvendo as instituições privadas de ensino e esse processo nos levará a uma revisão completa, profunda e sustentável do Fies com um novo Fies a ser lançado. Esse novo Fies demandará um processo de discussão de 6 a 8 meses”, disse ele, durante entrevista coletiva. Mendonça Filho defendeu ampliação no percentual de estudantes na educação superior como uma forma de alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

O MEC espera que a discussão sobre o novo projeto conte com a participação das instituições privadas de ensino, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, especialistas e acadêmicos. Mendonça Filho citou também a possibilidade de participação de bancos privados na reformulação no programa.