Sebrae realiza capacitação para setor de panificação, confeitaria e afins

Pães, bolos, massas e biscoitos estão entre os alimentos que não podem faltar na mesa dos brasileiros. Não é à toa que o setor de panificação, confeitaria e afins ocupa posição de destaque na economia local, uma vez que garante produtos de qualidade e também gera emprego e renda. Com o objetivo de qualificar esses profissionais, o Sebrae Barreiras, Oeste da Bahia, realiza uma série de ações para o setor. A programação gratuita, que conta com palestras, clínicas tecnológicas e oficinas, ocorre de 14 a 16 de junho, a partir das 14h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As vagas são limitadas. Os interessados já podem se inscrever na loja virtual ou na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Barreiras, por meio do telefone (77) 3611-3013.

A programação conta com a palestra “Apresentação do cenário e tendências da panificação”, no dia 14, às 14; as clínicas tecnológicas “Boas práticas para redução de desperdícios e falhas nos processos operacionais” e “Boas práticas na qualidade do pão francês”, no dia 15, das 14h às 16 e das 16h às 18h respectivamente; e a oficina de “Gestão financeira para padarias, confeitarias e afins”, no dia 16, das 14h às 18h.

O gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, explica que esse é o momento que o empresário encontrará o caminho mais adequado para tornar o negócio competitivo.“As capacitações possibilitarão troca de experiências, discussão de tendências e o conhecimento de alternativas e estratégias para o crescimento, contribuindo para o aumento de competitividade do setor, melhoria de qualidade para o consumidor e mais lucratividade para o empresário”, afirma.

Cenário do setor

O setor de panificação e confeitaria vem ao longo dos anos ocupando posição de destaque no ranking dos maiores segmentos industriais do país, tanto em termos de número de estabelecimentos, quanto de geração de empregos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2014 o Brasil possuía 65.452 estabelecimentos, que empregavam 432.939 trabalhadores. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2014, o índice de crescimento das empresas do setor foi de 8,02%, com o faturamento atingindo R$ 82,5 bilhões