Estudantes brasileiros podem concorrer a bolsas na Universidade de Coimbra em Portugal

A partir de segunda-feira (13), estudantes brasileiros podem se candidatar a uma bolsa para estudar na Universidade de Coimbra, em Portugal, no ano letivo de 2017. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2013, 2014 ou 2015. As inscrições vão até o dia 13 de julho.

Desde 2014, quando a instituição portuguesa passou a aceitar as as notas do Enem para o ingresso em cursos de graduação, brasileiros podem participar do processo seletivo. A diferença é que, agora, os alunos do Brasil também podem concorrer às chamadas “bolsas de mérito”, que podem cobrir total ou parcialmente as despesas do estudante – desde as mensalidades e taxas acadêmicas até o alojamento na residência universitária e a alimentação nos restaurantes e cantinas dos campi.

“As ligações entre a Universidade de Coimbra e Brasil são seculares e têm-se intensificado nos últimos anos. Somos a maior comunidade acadêmica de estudantes brasileiros fora do Brasil. Estamos mais entusiasmados com as novas possibilidades de acesso criadas. Coimbra oferece uma experiência acadêmica diferenciada que resulta da excelência e variedade da formação oferecida, da vivência internacional de estudantes de quase uma centena de países, numa cidade universitária com grande qualidade de vida, situada numa Europa sem fronteiras”, afirmou o vice-reitor para as Relações Internacionais da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, em nota.

Entre os cursos disponíveis na graduação, estão os de Direito, Arqueologia, Relações Internacionais e Engenharia Civil. Além do próprio curso, o estudante ainda pode se inscrever em um intercâmbio acadêmico em universidades europeias parceiras.

Para participar, é preciso apresentar a cópia de um documento de identificação (passaporte ou carteira de identidade), uma declaração de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa, a nota do Enem e um documento comprovativo da conclusão do ensino médio no Brasil. Para se inscrever e conferir modelos das declarações, basta acessar o site da Universidade de Coimbra destinado aos estudantes brasileiros. http://www.uc.pt/brasil

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp.
Compartilhar