Como conseguir emprego em cidades pequenas

Conseguir um emprego em uma cidade pequena não é uma tarefa fácil para a grande maioria das pessoas, mas algumas rotinas poderá encurtar o seu caminho para o tão sonhado emprego perto de casa.

O contato pessoal é o maior “Setor de RH” de uma cidade pequena. Não tenha vergonha de dizer a seus amigos, colegas e parentes que você está a procura de um novo emprego. Você nunca sabe quem pode ter o contato certo para uma nova vaga para aquela fábrica que inaugurou mês passado, ou ainda o rapaz que pediu demissão e mudou de cidade, deixando uma vaga em aberto.

Mídias Sociais: Não é só cidade grande que tem gente twittando! Muitas vezes, você consegue contatos diretamente das empresas. Experimente o LinkedIN, que é uma mídia focada em profissionais e empresários. Outras mídias interessantes são grupos no Facebook como o grupo QUERO TRABALHAR, que divulga diariamente vagas de emprego e dicas de cursos e concursos.

Classificados: Acostume-se a LER os classificados. Muitas pessoas têm o péssimo hábito de abrir o caderno de empregos e descer na ordem alfabética até encontrar o cargo exato que procura (vendedor, por exemplo). Acontece que muitas empresas anunciam mais de um cargo, ou ainda diferentes nomes para mesmo cargo (gerente de contas = vendedor). Muitas vezes também, acredita-se que a qualificação exigida é imprescindível, quando na verdade a maioria das empresas menciona “inglês é um diferencial (por exemplo)”, então envie seu Currículo para todos os anúncios que vocês suspeitar que tem a mínima chance. Aproveite e mande também para as empresas que tenham o seu perfil, mesmo se os cargos anunciados não sejam pra você, pois muitas vezes elas podem guardar seu currículo para quando estiverem contratando.