Saiba onde fazer cursos gratuitos na internet e qualifique-se

A capacitação pode ser um grande diferencial para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Cada vez mais, está sendo possível adquirir conhecimento de forma gratuita e sem sair de casa.

Há diversos sites que oferecem cursos online gratuitos, em plataformas interativas. Listamos dez deles. Confira:

FGV Online
A Fundação Getúlio Vargas (FGV Online) oferece cursos à distância gratuitos nas áreas de gestão financeira, direito, economia, gestão empresarial, gestão de marketing, entre outras. A carga horária que varia de 5 à 40 horas.

Exemplos de cursos: Balanced Scorecard, Contratação de Trabalhadores, Introdução à Administração Estratégica e Recursos Humanos.

ILB – Senado
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão vinculado ao Senado, oferece cursos à distância gratuitos, em diversos temas, com e sem tutoria. Alguns cursos podem ser úteis para quem deseja estudar para concursos públicos, como os de Introdução ao Direito do Consumidor e de Introdução ao Direito Constitucional.

Para os cursos com tutoria, as pré-matrículas e matrículas estão previstas para o ano que vem. Já as capacitações sem tutoria estão com as matrículas suspensas. “Estamos trabalhando para o aperfeiçoamento do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. dúvidas: ilbead@senado.gov.br”, informa o site.

Exemplos de cursos: Orçamento Público Avançado, Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, Introdução ao Orçamento Público e Relações Internacionais: Teoria e História.

EAD SEBRAE
O Sebrae oferece mais de 30 cursos gratuitos com tutoria, dispostos por quatro perfis: Quero Empreender, Sou um Microempreendedor Individual, Tenho uma Microempresa e Tenho uma Empresa de Pequeno Porte. As vagas são ilimitadas.

Exemplos de cursos: IPGN – Iniciando um Pequeno e Grande Negócio, MEG – Primeiros Passos para a Excelência, APF – Análise e Planejamento Financeiro e D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios.

Livemocha
O Livemocha é um dos sites mais famosos para o aprendizado de idiomas pela internet. Segundo o site, a comunidade Livemocha é formada por “entusiásticos linguistas: professores, especialistas em idiomas, outros estudantes de idiomas, e nativos orgulhosos de seu idioma e herança”. Os membros ajudam uns aos outros a aprender de várias maneiras, como criando mini lições com o parecer do exercício, deixando comentários em respostas aos exercícios práticos e fazendo a prática de conversação através de vídeo, texto ou bate-papo com áudio.

Os conteúdos e atividades no Livemocha são acessíveis utilizando tanto pontos (que você ganha) ou feijões (que você compra). É possível obter conhecimento dos mais variados idiomas, desde mais comuns, como inglês, espanhol e francês, até os mais diferentes, como búlgaro, esperanto, indonésio e persa.

ESAGS
A Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS) oferece cursos gratuitos através do OpenCourseWare Consortium (OCW). Os cursos, disponíveis são na seção ‘Cursos Gratuitos OCW’, são acessados diretamente ao clicar em “Acessar o Curso”, exceto no caso do curso Gestão de Tempo, em que há as opções de fazê-lo sem ou com declaração.

Exemplos de cursos: Cargos e Salários, Formação de Líderes, Comportamentos de Excelência e Design em Apresentações.

Unesp Aberta
A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece cursos abertos sem acompanhamento (tutoria), avaliação e certificação. Há diversos cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, além de e-Books.

Exemplos de cursos: Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas, Direito Administrativo, Conteúdos e Didática de Educação Física e Educação Especial e Inclusiva.


Fundação Bradesco
A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece diversos cursos online e gratuitos, em diversas áreas como Administração Financeira, Desenvolvimento de Aplicativos, Fotografia e Governança de TI. Primeiro, é necessário realizar a inscrição no portal, preenchendo um formulário. Depois, será enviado um email com o login e a senha de acesso. Com o login e a senha, é possível efetuar a matrícula nos cursos disponíveis.

Exemplos de cursos: Introdução à Fotografia Digital, Administrando e Armazenando Dados com SQL Server 2005, WebDesign e Introdução à Informática.

Jurisway
O projeto educacional Jurisway disponibiliza gratuitamente 860 cursos online sobre temas jurídicos e áreas de apoio, a exemplo de português, inglês e desenvolvimento pessoal. Não é necessário um cadastro prévio no site, mas é recomendável para quem deseja guardar um histórico dos cursos acessados.

Exemplos de cursos: O Condomínio Predial na Prática, Princípios de Direito Penal, Guarda dos Filhos na Separação e Inglês Básico 001 – Encontrando e conhecendo pessoas .

Cursos Abertos Einstein
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein oferece cursos gratuitos online na área de saúde, através do projeto Cursos Abertos Einstein. A iniciativa integra o movimento mundial open learning. A proposta, de acordo com o site, é compartilhar o conteúdo usado nos treinamentos institucionais com profissionais de saúde de todo o país.

Exemplos de cursos: Cefaleia, Aleitamento Materno – Técnicas de Amamentação, Prevenção de ICS relacionada ao Cateter e Insuficiência Cardíaca Coronária – Diagnóstico e Tratamento.

Veduca
O Veduca é uma plataforma de aprendizado on-line que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade. São oferecidos 276 cursos e todo conteúdo oferecido, baseado em videoaulas, é aberto e gratuito. As capacitações são ofertadas em três formatos: MBA em Engenharia e Inovação, MOOCs e cursos sem certificação.

O conteúdo do MBA em Engenharia e Inovação é baseado em videoaulas com palestrantes convidados da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Santa Catarina. O conteúdo é aberto e gratuito, mas O MBA conta com um programa pago de certificação, que inclui uma benefícios e serviços para ajudar candidatos a obterem um certificado válido pelo Ministério da Educação.

Já os cursos abertos on-line em larga escala (MOOCs, da sigla em inglês para Massive Open Online Courses) são mais curtos e são oferecidos com certificação. São oferecidos três: Bioenergética, Física Básica e Probabilidade e Estatística. Os certificados dos MOOCs são atestados pelos professores de que o estudante domina o conteúdo abordado no curso e ainda não são reconhecidos pelo MEC.

Por fim, o Veduca oferece mais de 250 cursos livres de universidades do Brasil e do mundo, como Harvard, Yale, Oxford, USP e Unicamp. Eles são para livre consulta e não oferecem certificação.