Lista mostra 15 maneiras de destruir sua carreira

Há grandes erros que podem arruinar a reputação de um profissional no trabalho e que podem até mesmo causar demissões. O site ‘Business Insider’ criou uma lista com 15 hábitos ruins que atrapalham a credibilidade e o relacionamento com um determinado funcionário. Confira a lista:

1 – Você não se adapta à cultura da empresa

Cada companhia possui um próprio conjunto de costumes sociais. Não agir de acordo com essas regras passa a impressão de que o empregado não se preocupa com a empresa.

2 – Você dá desculpas

Um profissional que não assume responsabilidades, nem admite erros, dificilmente permanece muito tempo no mesmo emprego.

3 – Você faz o mínimo

Segundo o site, os funcionários não devem apenas cumprir prazos e entregar um trabalho de qualidade, mas também buscar oportunidades e apresentar soluções.

4 – Você se veste mal

As roupas usadas no dia a dia podem passar mais ou menos credibilidade. Lembre-se do ditado: “Vista-se para o emprego que você quer, não para o que você tem”.

5 – Você não cumpre suas obrigações

Quando você deixa de fazer o que disse que ia fazer, você perde a chance de conquistar uma boa reputação. Já quem mantém a palavra é considerado responsável.

6 – Você é um pessimista

Se você sempre acredita que o pior vai acontecer, você pode se tornar um incômodo para o chefe e contaminar a equipe com tanto pessimismo.

7 – Você ignora os colegas de trabalho

Formar bons relacionamentos com a equipe é tão importante quanto ter um bom diálogo com os superiores. Se esforce para ser respeitado e querido pelos colegas.

8 – Você fica na defensiva

Seu chefe não espera que você seja perfeito, mas ficar na defensiva a cada feedback negativo faz você parecer pouco profissional. Se você não aprende com as críticas construtivas, seu chefe provavelmente vai pensar que você não se empenha em melhorar.

9 – Você procrastina

Quem entrega as tarefas no último minuto dificulta o trabalho de toda a equipe envolvida.

10 – Você escreve e-mails rudes

É necessário muito cuidado ao escrever um e-mail, já que a mensagem pode ser mal interpretada pelo receptor.

11 – Você não faz contribuições significativas

Profissionais que não apresentam sugestões e que não se preparam para reuniões são considerados problemáticos para muitas empresas.

12 – Você está sempre atrasado

Atrasos constantes mostram que você é indiferente ou irresponsável com os compromissos profissionais.

13 – Você nunca para de falar

É claro que você deve conversar com os colegas, mas não pode atrapalhar o trabalho do resto da equipe com diálogos e brincadeiras intermináveis.

14 – Você ignora e-mails

Deixar de responder e-mails importantes é uma atitude que acaba com a reputação de um funcionário no ambiente de trabalho.

15 – Você é rude

Não importa fazer um ótimo trabalho se ninguém consegue trabalhar com você. Indiferença, grosserias e falta de educação são comportamentos destrutivos para funcionários de todos os níveis.