Estudante invade sistema e divulga antecipadamente resultados dos paredões do “BBB 16”

Desde o dia 3 de fevereiro, um estudante de São Paulo, de iniciais PHG, conseguiu uma brecha no sistema da Globo e passou a divulgar em sua conta no Twitter os resultados das eliminações do “Big Brother Brasil 16”.

De acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, o rapaz pediu anonimato e confirmou a ação. “Qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados. O que estou impressionado é que ninguém viu ainda”, disparou.

O jovem esclareceu que não precisou invadir ou fazer manobras ilegais para ter acesso ao sistema, apenas chegou a uma janela que tornou possível visualizar o percentual das votações. A partir disso, ele começou a lançar em seu perfil quais seriam os resultados.

Na última terça-feira (16), o estudante publicou que Daniel seria eliminado com 52,9% e pontuou que a emissora costuma arredondar os resultados. “Último valor: 52,91%. Dani sai”, contou. Anteriormente, o tuiteiro já havia avisado que Laércio deixaria o programa com 54% dos votos e que Ana Paula seria a beneficiada no paredão falso com 74%.

Questionado pelos internautas, o rapaz compartilhou um link de acesso privado com códigos que demonstravam os resultados. Procurada pelo jornal, a Globo reconheceu que o jovem acessou o conteúdo interno, mas afirmou que o link divulgado não continha os resultados das votações.

“A URL em questão não traz os resultados da votação do ‘BBB’ e irá permanecer no ar, pois é parte integral do nosso sistema e usado em vários módulos do portal”, destacou o canal.

A assessoria da emissora enfatizou que “a segurança da Globo.com monitora e evolui constantemente os nossos sistemas para evitar problemas como esse”.