Empregos: veja cinco áreas que estarão em alta em 2016

Passada as comemorações de início de ano, o foco do brasileiro volta-se totalmente para a carreira. Mesmo com o mercado de trabalho um pouco mais retraído é possível enxergar oportunidades em alguns setores, por isso, é importante pesquisar o mercado e entender quais são as áreas em ascensão e, consequentemente, onde será mais fácil encontrar oportunidades.

Segundo dados da Catho, alguns setores darão força a economia do país e continuarão apostando em novas contratações. Confira, na sequência, quais serão os cinco principais.


Área de Tecnologia da Informação


A área de TI continua em crescimento e ainda estará em ascensão no país. Cargos como analista e técnico de suporte, desenvolvedor e programador são grandes apostas e devem ser os cargos mais oferecidos para a área. O setor ganha força com o grande crescimento de empresas on-line e startups, por isso, merece atenção de profissionais que desejam se recolocar.
Área da Saúde

A área da saúde dificilmente sofre com quedas do mercado de trabalho, afinal é um setor de suma importância para famílias e governo que evitam ao máximo os cortes. O Brasil, assim como o mundo encara o envelhecimento populacional o que demanda ainda mais cuidados com saúde, e este é mais um motivo que explica o porquê do crescimento da área. Entre os cargos que mais serão oferecidos destacam-se: auxiliar e técnico de enfermagem, médico e enfermeiro.

Área Financeira e Securitária

Mesmo com aumento das inadimplências, as áreas financeira e securitária resistem à economia mais retraída. O setor busca cada vez mais por profissionais especializados, por isso, a principal dica para os que desejam entrar na área é buscar conhecimento e aprimorar-se. Vale lembrar que existem uma série de cursos de baixo investimento e até mesmo gratuitos na internet que podem fazer a diferença para os interessados.

Área de Vendas

Os resultados da maioria das empresas brasileiras dependem da presença de bons vendedores em seus quadros de colaboradores. O comércio, ainda que um pouco mais retraído também deve apostar mais na contratação de vendedores e estes são os principais motivos que levarão o setor a contratar em 2016.

Agronegócio

A área de agronegócio está presente em todas as listas de ascensão dos últimos anos e em 2016 não será diferente. O setor que aumentou significativamente sua participação no Produto Interno Bruto (PIB), impulsiona cada vez mais a criação de novos postos de trabalho e todos os segmentos dentro da área devem manter crescimento durante o ano.