Empregados de supermercados terão qualificação na parceria Setre-Abase

Empregados de supermercados das pequenas e médias empresas que atuam em Salvador terão em 2016 cursos de qualificação oferecidos gratuitamente pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Bahiana de Supermercados (Abase).
A iniciativa foi discutida em audiência realizada na última quarta-feira (6), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), entre o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, e o presidente da Abase, João Cláudio Nunes.
Segundo Nunes, o setor de atendimento ao público nos supermercados é o que requer especificamente uma maior qualificação. “Por isso, estamos aqui para propor esta parceria à Setre. Queremos ter o apoio do Governo do Estado”, justifica. Ele garantiu que “para cada turma criada pelo Governo do Estado, uma outra seria de responsabilidade da Abase”.
Empregos
Acompanhado do presidente do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Autoserviço do Estado da Bahia (SindSuper), Josué Teles, e do presidente da Federação dos Comerciários, Reginaldo Oliveira, o dirigente da Abase diz que o setor é o que mais emprega no Estado.
 
“São mais de 20 mil pontos de venda e cerca de 150 mil postos de trabalho. E os proprietários desses estabelecimentos comerciais consideram a qualificação dos seus trabalhadores, nas áreas de açougue, check-out (caixas), padarias e reposição, como de fundamental importância no crescimento do setor”, afirma.
 
Inserção
A Abase também ficou de avaliar a proposta da Setre de inserir no mercado de trabalho populações em desvantagem social, tais como egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência (PcD), jovens submetidos a medidas socioeducativas, LGBT, mulheres vítimas de violência doméstica e população em situação de rua, conforme propostas de um grupo técnico de trabalho da secretaria.