Tudo sobre o benefício do Abono Salarial do ano de 2016

Até dia 28 de junho os trabalhadores podem sacar seu abono salarial de 2016 e o valor deste benefício é de R$678.
O abono salarial é um benefício anual que tem como o valor de um salário mínimo e é oferecido aos trabalhadores que participam do Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Este benefício é estabelecido pela lei   n° 7.998 de 11 de janeiro de 1990 que restabelece o direito ao trabalhador dos setores públicos e privados. Quem pode se inscrever para ter este benefício quem pode requerer é o trabalhador que exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias do ano-base e que esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS/PASEP ou ainda no Cadastro Nacional do Trabalhador.

Para requerer o benefício do Abono Salarial, o trabalhador vai poder requerer direto na empresa ou o órgão público com o quão o trabalhador tiver vínculo que vai informações suas informações ao ministério do trabalhador. O Ministério do Trabalho tem um calendário nas agências da Caixa Econômica Federal para repassar os benefícios. No caso do abono salarial de 2016, o calendário de repassamento final do valo é de até dia 28 de junho e um total de 20,7 milhões de trabalhadores estão aptos para receber o benefício, sendo que 19,5 milhões já fizeram o saque.

Segundo levantamentos do Ministério do trabalho a região Nordeste foi a maior região a realizar saque do benefício do Abono Salarial 2016; e a Região Norte foi à região com menor pagamento por trabalhador. Conheça um pouco sobre os programas sociais do trabalhador que é super importante saber para também saber sobre o abono salarial.  O PIS e o PASEP são programas que tem seus recursos oriundos da arrecadação das contribuições dos trabalhadores. Por isso é super importante os mesmos contribuírem para poder ter direito ao abono salarial que é um dos seus direitos, a menos que contribua a pelo menos cinco anos. Fiquem atentos aos seus direitos e deveres.

Compartilhar