Qualifica Bahia certifica 300 trabalhadores

Trezentos (300) trabalhadores da capital baiana participantes do Programa Qualifica Bahia, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), recebem certificação em solenidade no auditório do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), próxima quinta-feira (10), às 15 horas.

Foram formados nas áreas de criação e montagem de acessórios (artesãos); doces e salgados; cozinheiro auxiliar; agente de cultura e animador cultural; recepcionista de hotel com noções de inglês; técnicas de vendas com inglês; informática básica; pintor; corte e costura e camareira. Quinze (15) turmas de 20 educandos cada participaram do Programa Qualifica Bahia que oferece cursos gratuitos na modalidade presencial, exigindo frequência mínima de 75% da carga horária total para a certificação.

Cada turma tem carga-horária de 100 a 240 horas distribuída entre 4 a 6 horas diárias, a depender do curso. O trabalhador que participa da ação tem direito a auxílio-transporte (quando reside a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático.

Os cursos foram executados pela Abeac (Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania), Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio), Cipó (Comunicação Interativa), Mastepba (Associação Estadual de Assistência Técnica Educacional e Profissional do Estado da Bahia) e Mangangá (Associação Sócio-cultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá), reconhecidas organizações sociais.

Fonte: Ascom/Setre