Inscrições para 11 mil vagas de cursos técnicos começam na segunda-feira (21)

As inscrições para o sorteio eletrônico de 11.004 vagas de Educação Profissional no estado começam nessa segunda-feira. É possível escolher entre 35 cursos técnicos de nível médio em 2016 espalhados por 62 cidades. Só pode se inscrever quem mora na Bahia e cursou ensino médio de forma gratuita, seja na rede pública, em instituições filantrópicas ou com bolsa integral em colégios privados.

Os interessados podem se inscrever até 5 de janeiro; o sorteio será no dia 13 do mesmo mês. As informações são da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Entre as mais de 11 mil vagas para 2016, a Região Metropolitana de Salvador concentra 2.832.
O curso com mais vagas ofertadas é Técnico em Enfermagem, com 2.052. O curso é dos  mais procurados. “Tem alguns cursos que possuem uma procura maior do que alguns de nível superior, como Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho”, afirma o superintendente de educação profissional da SEC, Almerico Lima.
Inscrição
No ato da inscrição, feita no site www.educacao.ba.gov.br, o candidato precisa escolher o curso, turno, município e em qual Centro de Educação Profissional quer estudar. É necessário escolher, ainda, uma das duas opções de acesso disponíveis. Uma delas é o sorteio, uma escolha aleatória feita por um sistema eletrônico. A outra é pelo rendimento escolar, na qual  o candidato insere a média das notas de Língua Portuguesa e Matemática do último ano do ensino médio, ou sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Metade das vagas será reservada para cada opção de acesso.
Segundo Lima, a escolha por reservar vagas por rendimento escolar é uma das  novidade este ano. “A intenção é estimular aquele estudante que tem se destacado no rendimento escolar. Mas muitos concluíram o ensino médio há muito tempo, não vão fazer Enem. Por isso, mantemos o sorteio para 50% das vagas”, declara. Qualquer dúvida sobre o processo de inscrição pode ser enviada para o email sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br.
A matrícula para os cursos técnicos será feita entre os dias 25 e 27 de janeiro. Os candidatos selecionados precisam entregar cópia, acompanhada do original, do CPF, RG, comprovante de residência e histórico escolar. Quem terminou o ensino médio em 2015 pode entregar um atestado de conclusão — mas precisa apresentar o histórico até 60 dias depois.
Dados
A SEC informa que, caso haja alguma incongruência entre os dados informados na inscrição e os documentos apresentados, o candidato será desclassificado. Caso a opção de acesso escolhida seja por rendimento escolar, a nota informada precisa ser igual ao que está no histórico do aluno. No caso do Enem, a nota será verificada pela própria secretaria, a partir do CPF do candidato.
O último processo seletivo ofertou 13.395 vagas no estado, divididas entre 48 cursos. Segundo o superintendente de educação profissional da SEC, a grande quantidade de vagas ofertadas nos últimos anos demonstra a importância que o governo do estado vem dando à educação profissional.
“Durante muito tempo não houve oferta de educação profissional no estado, as pessoas faziam ensino médio de formação geral”, diz, informando que haviam 4 mil matrículas dessa modalidade em 2006; em 2015, foram 82 mil.
“Temos no mundo uma maior complexidade no processo produtivo, uma série de serviços públicos e privados. Em todas essas áreas, você tem profissionais de nível superior e de nível técnico. Os dois são importantes, se não tiver um ou outro não fica bom”, completa.