IBGE aponta que 7,5% dos brasileiros estão desempregados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou redução na taxa de desemprego, com relação ao mês anterior.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira (17), o índice fechou em 7,5% em novembro deste ano, enquanto a taxa registrada em outubro foi 7,9%. No entanto, houve aumento com relação à taxa de desemprego registrada em novembro de 2014: 4,8%.

A pesquisa, segundo a Agência Brasil, leva em conta seis regiões metropolitanas: Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A população desocupada, de 1,8 milhão de pessoas, ficou estável em relação ao mês anterior, mas cresceu 53,8% na comparação com novembro de 2014.

Já o número de pessoas ocupadas ficou em 22,5 milhões, estável em relação a outubro deste ano, mas 3,7% inferior ao total de novembro do ano passado. O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado (11,3 milhões) manteve-se estável na comparação com outubro e recuou 4,6% na comparação com novembro de 2014.