Forumat apresenta resultados ao Comitê Gestor do Trabalho Decente

O Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado (Forumat) apresentou nesta sexta-feira (18), ao Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente, os resultados da atuação em 2015 com destaque para ações itinerantes que atenderam diretamente algumas das principais categorias de trabalhadores. A reunião foi presidida pela coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), Tânia Portugal, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), em Salvador.

“Fizemos ações pontuais que contemplaram diretamente um conjunto de 300 trabalhadores. Primeiro, os frentistas dos postos de gasolina. Depois, os comerciários. Posteriormente, os atendentes de telemarketing e, por último, os trabalhadores da construção civil”, explicou a presidente do Forumat e coordenadora de Relações do Trabalho e Documentação da Setre, Jessevanda Galvino.

Segundo ela, nas atividades realizadas in loco, os direitos trabalhistas, direitos previdenciários, assédio moral e doenças ocupacionais foram os principais destaques. “Em paralelo, oferecemos orientações à mulher e ao jovem no mundo do trabalho, além da exposição dos frentistas ao benzeno, produto químico bastante utilizado nos combustíveis em geral”.

Prestação de serviços aos trabalhadores e familiares sempre foram prioridades do Forumat Itinerante. Aos locais onde as ações ocorreram, os parceiros realizaram aferição de pressão arterial dos trabalhadores e familiares, testes de glicemia e de HIV, e distribuição de preservativos masculino e feminino.

Jessevanda ressaltou também que todas as ações do Forumat Itinerante têm objetivos definidos – sensibilizar e conscientizar trabalhadores e empregadores sobre os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. “Vamos continuar em 2016 atuando firme para fortalecer este eixo prioritário da Agenda Bahia do Trabalho Decente”.