Fiscais do Trabalho interditam equipamento em obra do metrô de Salvador

Auditores fiscais do Trabalho interditaram, nesta terça-feira (22), um equipamento bate estaca que operava no canteiro de obras da Estação Detran do Metrô, de Salvador/BA. A interdição foi em decorrência de incidente ocorrido na segunda-feira (21), durante as atividades de cravação de estacas, quando um perfil metálico tombou sobre o equipamento que quase se precipitou sobre o riacho que corta a região do Iguatemi. O perfil desprendido perfurou o tapume da obra projetando-se sobre a Avenida Antônio Carlos Magalhães. Não houve acidente entre os veículos que transitavam pelo local no momento e nenhum trabalhador ficou ferido.

O equipamento era operado por uma empresa prestadora de serviços e por uma equipe terceirizada. Após o incidente, as atividades haviam sido paralisadas pelo Consórcio Mobilidade Bahia que ainda não apontou as causas do acidente, mas não descarta causas mecânicas nem operacionais.

A ação fiscal também resultou na interdição de outro equipamento similar que opera na região das obras do metrô no bairro de Pernambués. A interdição dos equipamentos permanece até que o Consórcio ateste, por meio de laudo, as condições operacionais dos mesmos e apresente relatório de investigação, apontando as causas que levaram à ocorrência do incidente.