Alunos da rede estadual selecionados em programa da Ford participam de palestras motivacionais

Mais um ciclo de palestras motivacionais sobre o mercado profissional é realizado, nesta terça-feira (8), pela Ford, na Casa do Trabalhador, para os estudantes integrantes do seu Programa de Educação para Jovens em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador. Executivos, analistas e especialistas da empresa contam suas experiências, histórias de vida, dificuldades e carreira. Com inspiração no programa estadual Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, a iniciativa da empresa objetiva preparar os jovens profissionalmente.

Os 100 jovens beneficiados pelo programa, que é executado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com apoio da prefeitura municipal, selecionou os estudantes, entre 17 e 21 anos, que tiveram melhor desempenho escolar na rede estadual de ensino no município. A ação inclui cursos técnicos e comportamentais para ajudá-los na formação para que possam atender, de forma mais adequada, as necessidades do comércio e indústria em Camaçari.

O lançamento do programa ocorreu, no dia 20 de outubro deste ano, durante evento, na Cidade do Saber, com a presença do governador Rui Costa e do presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong. A expectativa é que, por meio da formação técnica e comportamental, os jovens tenham mais facilidade de acesso ao mercado de trabalho.

A primeira fase das aulas, focadas na conduta no ambiente de trabalho, começou em 21 de outubro. As aulas abordam Comunicação Escrita, Matemática e Lógica, Inglês Básico, Informática, Segurança e Proteção da Saúde no Ambiente de Trabalho, Higiene Pessoal, Gerenciamento do Tempo, Administração do próprio dinheiro, Ética, Relacionamento Interpessoal, Formação Social, entre outros temas.

A segunda etapa tem início, no dia 6 de janeiro de 2016, com a oferta dos cursos de Auxiliar de Eletricista, Auxiliar de Mecânico de Automóveis, Auxiliar de Mecânico de Máquinas Industriais e Auxiliar Administrativo. Na terceira fase, 30 dos 100 selecionados terão a possibilidade de participar do programa Jovem Aprendiz da Ford, que proporciona, além de nove meses de curso no Senai, oito meses de experiência na fábrica.